Subscribe to Read
Sign up today to enjoy a complimentary trial and begin exploring the world of books! You have the freedom to cancel at your convenience.
Vidas secas (Em Portugues do Brasil)
Title | Vidas secas (Em Portugues do Brasil) |
Writer | |
Date | 2025-05-04 08:48:12 |
Type | |
Link | Listen Read |
Desciption
Lançado originalmente em 1938 e apresentado aqui em novo projeto gráfico, Vidas secas acompanha a trajetória da família de Fabiano, Sinha Vitória, os dois filhos do casal e a cachorra Baleia na fuga do sertão em busca de oportunidades. É o romance em que Graciliano alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa: o que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. Read more
Review
Dica de leitura de hoje. Nota: 10. Este livro é um soco no estômago...leitura difícil. No meu caso, é uma releitura. Tinha lido ele em 2005 "para o vestibular". Ou seja, aquela leitura medíocre com objetivo de gravar partes do livro para a prova. Quase 20 anos depois já era hora de revisitar o livro.Nele vemos um retrato da vida miserável de uma família de retirantes, peregrinando pelo sertão nordestino fugindo da seca, que impõe sua tirania sobre os habitantes, tornando a vida um ciclo implacável de sofrimento e esperança. Apenas esse retrato do Brasil, um Brasil desconhecido pela maioria de nós, por si só, já valeria o livro. Mas tem muito mais.Cada personagem é explorado pelo autor, trazendo sua perspectiva sobre a vida, seus sonhos, seus medos. Os personagens sem sobrenome, mais um elemento da narrativa para reforçar a miserabilidade ali presente, enfrentam a fome, a sede, a opressão e a exploração em um ambiente hostil e desprovido de esperança.Merece menção especial a cachorrinha Baleia. Sem dúvida é um dos personagens mais marcantes do livro, junto com Fabiano. É impossível não se emocionar com a narrativa em relação a ela, em especial a condição da sua morte.Outros elementos presentes são a figura do Estado opressor (soldado amarelo e o fiscal da prefeitura) e a exploração e a desonestidade (figura do patrão autoritário). Mas apesar de tudo, Fabiano e sua família não desistem. Sonham. Lutam contra a seca, contra a exploração, em busca de dias melhores.A narrativa transcende a ficção. É um testemunho da resistência humana frente à adversidade (da natureza, do Estado, da exploração), uma ode à dignidade e à perseverança daqueles que lutam para encontrar um raio de esperança em meio à escuridão. É um convite à reflexão sobre as injustiças que permeiam nossa sociedade e o papel de cada um de nós na construção de um mundo melhor.É um livro que vale a pena ser lido não como um texto que "cai no vestibular", mas de acordo com a relevância e a grandeza que possui. Uma obra que, sem dúvida, merece nossa atenção.Livro com 174, lidas em 5 dias. Vale a pena!